domingo, 14 de fevereiro de 2016

PLANO DE AULA - Símbolos: menino e menina

Centro Educacional Dom Quixote
Educação Infantil
Períodos II e III
Matutino e Vespertino
Professoras: Alana Samara.


PLANO DE AULA

Quinta-Feira: 16-02-2016
Disciplinas: Natureza,  Sociedade e Linguagem.
Conteúdo: Símbolos: menino e menina.
Tema: Os símbolos dos sanitários.

Objetivos:
·         Trabalhar ás a diversos símbolos que definem menino e menina nas entradas dos sanitários;
·         Propiciar as interações criança/crianças e criança/professora por meio da roda de conversa e da atividade. 

Metodologia: 
O primeiro momento será de acolhida das crianças na sala de aula, onde será feita uma roda de conversa  para acolhimento das crianças e atividade com massinha onde as crianças deverão fazer um menino e uma menina.
No segundo momento será apresentada às crianças diversas imagens impressas de vários símbolos que são usados nas entradas dos sanitários, e perguntar às crianças para que serve esses símbolos e o que significa cada símbolo apresentado, e onde elas já viram tais símbolos.
No terceiro momento fazer uma roda de conversa com as crianças explicando que as meninas são diferentes dos meninos,  (perguntar às crianças quais diferenças elas percebem entre os colegas de sala) e por isso precisam usar sanitários diferentes e que são adequados às necessidades de cada gênero exemplificando com uma imagem de sanitário masculino, outra de sanitário feminino.
Por fim, as crianças farão uma atividade em folha sobre os símbolos masculino e feminino, e com as palavras menino e menina.
  
Recursos: Atividade impressa, quadro de giz, lápis de escrever e lápis de cor. 

Duração da(s) atividade(s): 

Acolhida e Massinha: Manhã: 07:10 às 08:00 Tarde:13:10 às 14:00. 
Imagens e Conversa: Manhã: 08:00 às 08:30 Tarde:14:00 às 14:30
Atividade: Manhã: 09:00 às 09:30 Tarde:15:00 às 15:30

Avaliação: 

            A avaliação será baseada na participação e no envolvimento das crianças em relação as atividades desenvolvidas. Espera-se a interação das crianças com as outras crianças e com a professora na roda de conversa, e nas atividades propostas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário