Centro
Educacional Dom Quixote
Educação
Infantil
Períodos II
e III
Matutino e
Vespertino
Professoras:
Alana Samara.
PLANO DE
AULA
Quinta-Feira: 16-02-2016
Disciplinas: Natureza,
Sociedade e Linguagem.
Conteúdo: Símbolos:
menino e menina.
Tema: Os símbolos dos sanitários.
Objetivos:
· Trabalhar ás a diversos símbolos que
definem menino e menina nas entradas dos sanitários;
· Propiciar
as interações criança/crianças e criança/professora por meio da roda de
conversa e da atividade.
Metodologia:
O primeiro
momento será de acolhida das crianças na sala de aula, onde será feita uma roda
de conversa para acolhimento das
crianças e atividade com massinha onde as crianças deverão fazer um menino e
uma menina.
No segundo
momento será apresentada às crianças diversas imagens impressas de vários
símbolos que são usados nas entradas dos sanitários, e perguntar às crianças
para que serve esses símbolos e o que significa cada símbolo apresentado, e
onde elas já viram tais símbolos.
No terceiro
momento fazer uma roda de conversa com as crianças explicando que as meninas
são diferentes dos meninos, (perguntar
às crianças quais diferenças elas percebem entre os colegas de sala) e por isso
precisam usar sanitários diferentes e que são adequados às necessidades de cada
gênero exemplificando com uma imagem de sanitário masculino, outra de sanitário
feminino.
Por fim, as
crianças farão uma atividade em folha sobre os símbolos masculino e feminino, e com as palavras menino e menina.
Recursos: Atividade impressa, quadro
de giz, lápis de escrever e lápis de cor.
Duração da(s) atividade(s):
Acolhida e Massinha: Manhã: 07:10 às 08:00 Tarde:13:10 às 14:00.
Imagens e Conversa: Manhã: 08:00 às
08:30 Tarde:14:00 às 14:30
Atividade: Manhã: 09:00 às
09:30 Tarde:15:00 às 15:30
Avaliação:
A
avaliação será baseada na participação e no envolvimento das crianças em
relação as atividades desenvolvidas. Espera-se a interação das crianças com as
outras crianças e com a professora na roda de conversa, e nas atividades propostas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário