Centro
Educacional Dom Quixote
Educação
Infantil
Períodos I,
II e III
Professoras:
Alana Samara e Daniely Naves
PLANO DE
ÁREA CONHECIMENTO
Terça-feira (26/01/2016): Início:
15:30 Término: 16:30.
Área de Conhecimento: Linguagem.
Atividade: História na
cabana.
Objetivos:
· Apresentar
o clássico literário “Dom
Quixote” de Miguel
de Cervantes através da adaptação “Era uma
vez Dom Quixote” de Marina
Colasanti.
· Estimular a centração e a
imaginação por meio da contação de
história;
· Ampliar o
universo cultural das crianças;
· Propiciar a
interação criança/crianças e criança/professora.
Metodologia:
No primeiro
momento as crianças dos períodos I, II e III serão convidadas para
ouvirem uma história na cabana.
A contação será feita
na biblioteca onde estará montada a cabana para a contação que será
feita através da leitura da adaptação “Era uma
vez Dom Quixote” de Marina
Colasanti.
Após a contação faremos uma
conversa com as crianças sobre a
história, conversaremos sobre as questões e comentários que as crianças fizerem
sobre a história. Continuaremos a conversa, apresentando diversas imagens de
Dom Quixote e Sancho Pansa de diferentes adaptações e falaremos para as
crianças que esta história foi escrita à muito tempo atrás, e
num lugar bem diferente do que nós vivemos, numa época em que haviam cavaleiros medievais,
não existia carro, as casas eram diferentes das de hoje, enfim conversaremos
sobre a época em que se
passa a história.
Após a
conversa as crianças serão convidadas a recontarem a história através do
desenho numa folha de papel A4 a história de Dom Quixote.
Recursos: Biblioteca,
Imagens, o livro “Era uma
vez Dom Quixote” de Marina
Colasanti, colcha de retalhos, folha de papel A4 e lápis de cor.
Duração da(s) atividade(s):
Contação da
história: 15:30 às 15:50.
Conversa: 15:50 às 16:10
Desenho: 16:10 às 16: 30
Avaliação:
A
avaliação será baseada na participação e no envolvimento das crianças em
relação as atividades desenvolvidas. Espera-se a interação das crianças com os
adultos e principalmente com as outras crianças, na contação,
na roda de conversa, no reconto da história através do desenho e a participação
e integração das crianças nos vários momentos propostos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário