Centro
Educacional Dom Quixote
Educação
Infantil
Períodos II
e III
Matutino e
Vespertino
Professoras:
Alana Samara.
PLANO DE
AULA
Terça-feira: 02/02/2016
Disciplinas: Natureza e
Matemática.
Conteúdo: Animais.
Tema: Formas e Animais.
Objetivos:
· Apresentar
o conteúdo dos animais integrado à matemática de forma lúdica;
· Explicar onde vivem, do que se
alimentam e as características de alguns animais;;
· Propiciar as
interações criança/crianças e criança/professora.
Metodologia:
O primeiro
momento será de acolhida das crianças na sala de aula, onde faremos uma roda de
conversa para acolhida das crianças.
No segundo momento
iremos cantar a música “Seu Lobato”de
A turma do seu Lobato cantada ao som
do violão para apresentar o conteúdo dos animais de forma lúdica.
No terceiro
momento será a leitura de história “Os
animais do mundinho” de Ingrid Biesemeyer disponível em: http://pt.slideshare.net/saojose/histria-os-animais-do-mundinho-14751183
apresentada no notebook, que conta onde vivem, as características físicas e do
que se alimentam os animais de forma breve e convidativa, com ilustrações de
animais formados por figuras geométricas.
Após a leitura
perguntar as crianças se elas percebem que nos desenhos dos animais
apresentados na história contém várias fomas geométricas que elas já conhecem,
e quais são essas formas apresentadas nas ilustrações da história. Em seguinte será
feita uma conversa com as crianças para saber delas quais animais elas conhecem
e acham legal, quais elas tem medo, quais elas acham “fofinhos”, quais elas
acham “ferozes”, e se alguém tem em casa algum animal de estimação. Depois das
questões, explicar que existem animais que vivem no mar e nos rios, outros nas
florestas, uns voam outros rastejam, uns vivem na água e na terra, outros moram
dentro da terra e uns vivem na nossa casa, e dizer quais são alguns destes
animais e a importância que eles têm para nossas vida e para o planeta.
No quarto momento será
feira uma atividade em folha impressa de papel A4, onde as crianças irão
pesquisar em revistas figuras de animais que vivem na água, para recortá-las e
cola-las no papel.
Recursos: Notebook,
atividade em folha, tesoura e revistas.
Duração da(s) atividade(s):
Acolhida: 13:10 às
13:25.
Música: 13:25 às 13:45
História: 13:45 às 14: 10
Atividade: 14:10 às 14:30
Avaliação:
A
avaliação será baseada na participação e no envolvimento das crianças em
relação as atividades desenvolvidas. Espera-se a interação das crianças com as
outras crianças e com a professora na roda de conversa, e nas atividades
propostas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário