Centro
Educacional Dom Quixote
Educação
Infantil
Períodos II
e III
Matutino e
Vespertino
Professoras:
Alana Samara.
PLANO DE
AULA
Quarta-feira: 27/01/2016
Disciplinas: Língua
Portuguesa e Natureza.
Conteúdo: Vogais.
Tema: As vogais dos animais.
Objetivos:
·
Verificar o conhecimento prévio das crianças sobre as vogais;
· Apresentar as vogais através de uma
canção;
· Reforçar a
prática dos combinados;
· Propiciar as
interações criança/crianças e criança/professora.
Metodologia:
O primeiro
momento será de acolhida das crianças na sala de aula, onde será feita uma roda
de conversa para acolhimento das
crianças e em seguida as crianças serão convidadas a cantarem algumas canções.
No segundo momento
as crinaças irão apresentar as atividades que foram feitas em casa, onde cada
criança irá falar as cores que tem na sua casa.
No terceiro
momento ainda na sala de aula, será apresentada as crianças a canção “As vogais, aeiou” de Dó Ré Mí para introduzir o conteúdo a ser
trabalhado.
Após o apreender a canção, serão apresentadas em
palitoches de papel cartão as vogais “a”, “e” , “i”, “o”, e “u” em letras
bastão maiúsculas e minúsculas.
Logo em
seguida será feita uma atividade de associação das vogais com diversos animais
que possuem as iniciais “a”, “e” , “i”, “o”, e “u”, que serão apresentados em
slides no notebook. Nesta atividades as crianças irão identificar através do
som as vogais “a”, “e” , “i”, “o”, e “u” que iniciam os nomes dos animais
apresentados.
Por fim, as
crianças farão uma atividade em folha relacionada a vogal “A”.
Recursos: Notebook, letras
em palitoches.
Duração da(s) atividade(s):
Acolhida: 13:10 às
13:25.
Música e apresentação das vogais:
13:25 às 13:40
Atividade: 13:40 às 14:00
Atividade em folha: 14:00 às 14:30
Avaliação:
A
avaliação será baseada na participação e no envolvimento das crianças em
relação as atividades desenvolvidas. Espera-se a interação das crianças com as
outras crianças e com a professora na roda de conversa e nas atividades. Será verificado
o conhecimento prévio das crianças relacionados as vogais, e analisar através
da atividade em folha se as crianças entenderam o conteúdo apresentado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário