quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Atividade "As vogais dos animais"

Centro Educacional Dom Quixote
Educação Infantil
Períodos II e III
Matutino e Vespertino
Professoras: Alana Samara.


PLANO DE AULA

  
Quarta-feira: 27/01/2016
Disciplinas: Língua Portuguesa e Natureza.
Conteúdo: Vogais.
Tema: As vogais dos animais.

Objetivos: 
·         Verificar o conhecimento prévio das crianças sobre as vogais; 
·         Apresentar as vogais através de uma canção;
·         Reforçar a prática dos combinados; 
·         Propiciar as interações criança/crianças e criança/professora. 

Metodologia: 
O primeiro momento será de acolhida das crianças na sala de aula, onde será feita uma roda de conversa  para acolhimento das crianças e em seguida as crianças serão convidadas a  cantarem algumas canções.
No segundo momento as crinaças irão apresentar as atividades que foram feitas em casa, onde cada criança irá falar as cores que tem na sua casa.
No terceiro momento ainda na sala de aula, será apresentada as crianças a canção “As vogais, aeiou”  de Dó Ré Mí para introduzir o conteúdo a ser trabalhado.
 Após o apreender a canção, serão apresentadas em palitoches de papel cartão as vogais “a”, “e” , “i”, “o”, e “u” em letras bastão maiúsculas e minúsculas.
Logo em seguida será feita uma atividade de associação das vogais com diversos animais que possuem as iniciais “a”, “e” , “i”, “o”, e “u”, que serão apresentados em slides no notebook. Nesta atividades as crianças irão identificar através do som as vogais “a”, “e” , “i”, “o”, e “u” que iniciam os nomes dos animais apresentados.
Por fim, as crianças farão uma atividade em folha relacionada a vogal “A”.
  
Recursos: Notebook, letras em palitoches. 

Duração da(s) atividade(s): 

Acolhida: 13:10 às 13:25. 
Música e apresentação das vogais: 13:25 às 13:40 
Atividade: 13:40 às 14:00
Atividade em folha: 14:00 às 14:30


Avaliação: 

            A avaliação será baseada na participação e no envolvimento das crianças em relação as atividades desenvolvidas. Espera-se a interação das crianças com as outras crianças e com a professora na roda de conversa e nas atividades. Será verificado o conhecimento prévio das crianças relacionados as vogais, e analisar através da atividade em folha se as crianças entenderam o conteúdo apresentado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário