quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Plano de Aula - Formas e Animais

Centro Educacional Dom Quixote
Educação Infantil
Períodos II e III
Matutino e Vespertino
Professoras: Alana Samara.


PLANO DE AULA

  
Terça-feira: 02/02/2016
Disciplinas: Natureza e Matemática.
Conteúdo: Animais.
Tema: Formas e Animais.

Objetivos: 
·         Apresentar o conteúdo dos animais integrado à matemática de forma lúdica;
·         Explicar onde vivem, do que se alimentam e as características de alguns animais;; 
·         Propiciar as interações criança/crianças e criança/professora. 

Metodologia: 
O primeiro momento será de acolhida das crianças na sala de aula, onde faremos uma roda de conversa para acolhida das crianças.
No segundo momento iremos cantar a música “Seu Lobato”de A turma do seu Lobato cantada ao som do violão para apresentar o conteúdo dos animais de forma lúdica.
No terceiro momento será a leitura de história “Os animais do mundinho” de Ingrid Biesemeyer disponível em: http://pt.slideshare.net/saojose/histria-os-animais-do-mundinho-14751183 apresentada no notebook, que conta onde vivem, as características físicas e do que se alimentam os animais de forma breve e convidativa, com ilustrações de animais formados por figuras geométricas.
Após a leitura perguntar as crianças se elas percebem que nos desenhos dos animais apresentados na história contém várias fomas geométricas que elas já conhecem, e quais são essas formas apresentadas nas ilustrações da história. Em seguinte será feita uma conversa com as crianças para saber delas quais animais elas conhecem e acham legal, quais elas tem medo, quais elas acham “fofinhos”, quais elas acham “ferozes”, e se alguém tem em casa algum animal de estimação. Depois das questões, explicar que existem animais que vivem no mar e nos rios, outros nas florestas, uns voam outros rastejam, uns vivem na água e na terra, outros moram dentro da terra e uns vivem na nossa casa, e dizer quais são alguns destes animais e a importância que eles têm para nossas vida e para o planeta.
            No quarto momento será feira uma atividade em folha impressa de papel A4, onde as crianças irão pesquisar em revistas figuras de animais que vivem na água, para recortá-las e cola-las no papel.
  
Recursos: Notebook, atividade em folha, tesoura e revistas. 

Duração da(s) atividade(s): 

Acolhida: 13:10 às 13:25. 
Música: 13:25 às 13:45 
História: 13:45 às 14: 10 
Atividade: 14:10 às 14:30


Avaliação: 

            A avaliação será baseada na participação e no envolvimento das crianças em relação as atividades desenvolvidas. Espera-se a interação das crianças com as outras crianças e com a professora na roda de conversa, e nas atividades propostas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário