terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Plano de Linguagem - História na cabana

Centro Educacional Dom Quixote
Educação Infantil
Períodos I, II e III
Professoras: Alana Samara e Daniely Naves


PLANO DE ÁREA CONHECIMENTO

  
Terça-feira (26/01/2016): Início: 15:30 Término: 16:30. 
Área de Conhecimento: Linguagem. 
Atividade: História na cabana. 

Objetivos: 
·         Apresentar o clássico literário “Dom Quixote” de Miguel de Cervantes através da adaptação “Era uma vez Dom Quixote” de Marina Colasanti.  
·         Estimular a centração e a imaginação por meio da contação de história; 
·         Ampliar o universo cultural das crianças; 
·         Propiciar a interação criança/crianças e criança/professora. 

Metodologia: 
No primeiro momento as crianças dos períodos  I, II e III serão convidadas para ouvirem uma história na cabana. 
A contação será feita na biblioteca onde estará montada a cabana para a contação que será feita através da leitura da adaptação “Era uma vez Dom Quixote” de Marina Colasanti. 
Após a contação faremos uma conversa com as crianças sobre a história, conversaremos sobre as questões e comentários que as crianças fizerem sobre a história. Continuaremos a conversa, apresentando diversas imagens de Dom Quixote e Sancho Pansa de diferentes adaptações e falaremos para as crianças que esta história foi escrita à muito tempo atrás, e num lugar bem diferente do que nós vivemos, numa época em que  haviam cavaleiros medievais,  não existia carro, as casas eram diferentes das de hoje, enfim conversaremos sobre a época em que se passa a história. 
Após a conversa as crianças serão convidadas a recontarem a história através do desenho numa folha de papel A4 a história de Dom Quixote. 
  
Recursos: Biblioteca, Imagens, o livro “Era uma vez Dom Quixote” de Marina Colasanti,  colcha de retalhos, folha de papel A4 e lápis de cor. 

Duração da(s) atividade(s): 

Contação da história: 15:30 às 15:50. 
Conversa: 15:50 às 16:10 
Desenho: 16:10 às 16: 30 


Avaliação: 
            A avaliação será baseada na participação e no envolvimento das crianças em relação as atividades desenvolvidas. Espera-se a interação das crianças com os adultos e principalmente com as outras crianças, na contação, na roda de conversa, no reconto da história através do desenho e a participação e integração das crianças nos vários momentos propostos.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário