Centro
Educacional Dom Quixote
Educação
Infantil
Períodos II
e III
Matutino e
Vespertino
Professoras:
Alana Samara.
PLANO DE
AULA
Quinta-Feira: 04-02-2016
Disciplinas: Matemática, Linguagem,
Natureza e Sociedade.
Conteúdo: Perca dos
dentes de leite.
Tema: Cuidando do nosso sorriso.
Objetivos:
· Discutir
através da literatura como acontece a perca dos dentes de leite;
· Trabalhar de forma integrada os
números, a perca dos dentes de leite, e o adaptar-se individual e socialmente à
este fenômeno;
· Explicar a
importância da higienização bucal correta ;
· Orientar as
crianças a como fazer a escovação dos dentes;
· Propiciar
as interações criança/crianças e criança/professora.
Metodologia:
O primeiro
momento será de acolhida das crianças na sala de aula, onde será feita uma roda
de conversa para acolhimento das
crianças .
No segundo
momento será feita a leitura do livro “E
o dente ainda doía” de Ana Terra, que conta a história de um jacaré que
está sofrendo para “arrancar” um dente e com a indicação de vários amigos
animais faz inúmeras tentativas e por fim o dente sai por um espirro. A autora
traz na história os numerais de um a dez que serão retomados com as crianças.
No terceiro
momento será feita uma conversa com as crianças para saber se algumas delas já
perderam algum dente, e como foi. E explicar que a perca dos dentes é um processo
natural em que todos passam para obter novos dentes permanentes.
No quarto
momento exibir na biblioteca o vídeo “Escovar os
dentinhos” de Peti & Poá e após o vídeo explicar que precisa-se ter o
cuidado com a saúde bucal através da higienização após as refeições
para não causar bactérias, e da importância de acompanhamento especializado de
um dentista.
Por fim, as
crianças farão junto com a professora uma escovação orientada após o lanche.
Recursos: Notebook, Biblioteca, vídeo, escovas de dente e creme dental pessoais e livro “E o dente ainda doía” de Ana Terra.
Duração da(s) atividade(s):
Acolhida: 13:10 às
13:25.
Leitura: 13:25 às 13:40
Conversa: 13:40 às 14:00
Vídeo: 14:00 às 14:30
Avaliação:
A
avaliação será baseada na participação e no envolvimento das crianças em
relação as atividades desenvolvidas. Espera-se a interação das crianças com as
outras crianças e com a professora na roda de conversa, e nas atividades
propostas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário