quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Plano de Aula - Cuidando do nosso sorriso.

Centro Educacional Dom Quixote
Educação Infantil
Períodos II e III
Matutino e Vespertino
Professoras: Alana Samara.


PLANO DE AULA

Quinta-Feira: 04-02-2016
Disciplinas: Matemática, Linguagem, Natureza e Sociedade.
Conteúdo: Perca dos dentes de leite.
Tema: Cuidando do nosso sorriso.

Objetivos: 
·        Discutir através da literatura como acontece a perca dos dentes de leite; 
·         Trabalhar de forma integrada os números, a perca dos dentes de leite, e o adaptar-se individual e socialmente à este fenômeno;
·         Explicar a importância da higienização bucal correta ;
·         Orientar as crianças a como fazer a escovação dos dentes;
·         Propiciar as interações criança/crianças e criança/professora. 

Metodologia: 
O primeiro momento será de acolhida das crianças na sala de aula, onde será feita uma roda de conversa  para acolhimento das crianças .
No segundo momento será feita a leitura do livro “E o dente ainda doía” de Ana Terra, que conta a história de um jacaré que está sofrendo para “arrancar” um dente e com a indicação de vários amigos animais faz inúmeras tentativas e por fim o dente sai por um espirro. A autora traz na história os numerais de um a dez que serão retomados com as crianças.
No terceiro momento será feita uma conversa com as crianças para saber se algumas delas já perderam algum dente, e como foi. E explicar que a perca dos dentes é um processo natural em que todos passam para obter novos dentes permanentes.
No quarto momento exibir na biblioteca o vídeo “Escovar os dentinhos” de Peti & Poá e após o vídeo explicar que precisa-se ter o cuidado com a saúde bucal através da higienização após as refeições para não causar bactérias, e da importância de acompanhamento especializado de um dentista.
Por fim, as crianças farão junto com a professora uma escovação orientada após o lanche.
  
Recursos: Notebook, Biblioteca,  vídeo, escovas de dente e creme dental pessoais e livro “E o dente ainda doía” de Ana Terra. 

Duração da(s) atividade(s): 

Acolhida: 13:10 às 13:25. 
Leitura: 13:25 às 13:40 
Conversa: 13:40 às 14:00
Vídeo: 14:00 às 14:30

Avaliação: 

            A avaliação será baseada na participação e no envolvimento das crianças em relação as atividades desenvolvidas. Espera-se a interação das crianças com as outras crianças e com a professora na roda de conversa, e nas atividades propostas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário