Centro
Educacional Dom Quixote
Educação
Infantil
Períodos II
e III
Matutino e
Vespertino
Professoras:
Alana Samara Rezende Padilha.
PLANO DE
AULA
Sexta-feira: 29/01/2016
Disciplinas: Língua
Portuguesa e Sociedade.
Conteúdo: Identidade.
Tema: Identificando-me.
Objetivos:
·
Identificar o som das vogais a partir dos nomes das crianças;
·
Verificar os gostos da criança em relação a comida, brincadeiras, lazer,
música, filmes e desenhos;
· Identificar
as características do rosto frente ao espelho;
· Propiciar as
interações criança/crianças e criança/professora.
Metodologia:
O primeiro
momento será de acolhida das crianças na sala de aula, onde será feita uma roda
de conversa para acolhimento das
crianças .
No segundo momento
será realizado o exercício de tentar identificar (através do som) as vogais
que contém nos nomes das crianças.
No terceiro
momento momento as crianças irão desenhar elas mesmas numa folha colorida de papel A4. Após desenharem elas irão
apresentar aos colegas o seu desenho.
No quarto
momento as crianças irão identificar frente ao espelho as características do
seu rosto, e o que se assemelha e diferencia dos colegas. Após este exercício
será retomada a canção “Normal é ser
diferente” de Grandes Pequeninos.
Por fim, analisar
as fotografias da família trazidas pelas crianças, para identificar diferenças
e semelhanças entre as crianças e seus respectivos familiares.
Recursos: Folhas
coloridas de papel A4, fotografia, lápis de cor e espelho.
Duração da(s) atividade(s):
Acolhida: 13:10 às
13:25.
Nomes: 13:25 às 13:40
Desenho: 13:40 às 14:00
Atividade do espelho: 14:00 às 14:15
Fotografia: 14:15 às 14:30
Avaliação:
A
avaliação será baseada na participação e no envolvimento das crianças em
relação as atividades desenvolvidas. Espera-se a interação das crianças com as
outras crianças e com a professora na roda de conversa e nas atividades propostas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário