quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Atividade - Identificando-me.

Centro Educacional Dom Quixote
Educação Infantil
Períodos II e III
Matutino e Vespertino
Professoras: Alana Samara Rezende Padilha.


PLANO DE AULA

  
Sexta-feira: 29/01/2016
Disciplinas: Língua Portuguesa e Sociedade.
Conteúdo: Identidade.
Tema: Identificando-me.

Objetivos: 
·         Identificar o som das vogais a partir dos nomes das crianças; 
·         Verificar os gostos da criança em relação a comida, brincadeiras, lazer, música, filmes e desenhos; 
·         Identificar as características do rosto frente ao espelho;
·         Propiciar as interações criança/crianças e criança/professora. 

Metodologia: 
O primeiro momento será de acolhida das crianças na sala de aula, onde será feita uma roda de conversa  para acolhimento das crianças .
No segundo momento será realizado o exercício de tentar identificar (através do som) as vogais que contém nos nomes das crianças.
No terceiro momento momento as crianças irão desenhar elas mesmas numa folha colorida  de papel A4. Após desenharem elas irão apresentar aos colegas o seu desenho.
No quarto momento as crianças irão identificar frente ao espelho as características do seu rosto, e o que se assemelha e diferencia dos colegas. Após este exercício será retomada a canção “Normal é ser diferente” de Grandes Pequeninos.
Por fim, analisar as fotografias da família trazidas pelas crianças, para identificar diferenças e semelhanças entre as crianças e seus respectivos familiares.
Recursos: Folhas coloridas de papel A4, fotografia, lápis de cor e espelho. 

Duração da(s) atividade(s): 

Acolhida: 13:10 às 13:25. 
Nomes: 13:25 às 13:40 
Desenho: 13:40 às 14:00
Atividade do espelho: 14:00 às 14:15
Fotografia: 14:15 às 14:30


Avaliação: 

            A avaliação será baseada na participação e no envolvimento das crianças em relação as atividades desenvolvidas. Espera-se a interação das crianças com as outras crianças e com a professora na roda de conversa e nas atividades propostas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário