quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Plano de Aula - De onde vem o papel?

Centro Educacional Dom Quixote
Educação Infantil
Períodos II e III
Matutino e Vespertino
Professoras: Alana Samara.


PLANO DE AULA

Sexta-Feira: 05-02-2016
Disciplinas: Linguagem, Natureza e Sociedade.
Conteúdo: História e processo de fabricação do papel.
Tema: De onde vem o papel?.
·          Apresentar a história do papel; 
·          Explicar como e do que é feito o papel;  
·          Orientar as crianças a cuidarem dos livros;
·          Discutir sobre o destino dos papéis usados e que podemos reutilizá-los.

Metodologia: 
O primeiro momento será de acolhida das crianças na sala de aula, onde será feita uma roda de conversa  para acolhimento das crianças .
No segundo momento será exibido o na sala de vídeo o vídeo ‘De onde vem o papel?”  do programa infantil De Onde Vem.
Após o vídeo explicar que o papel é feito através da madeira das árvores e que a árvore mais usada para fazer papéis brancos é o Eucalipto (uma árvore bem alta, comprida e algumas são cheirosas).
No terceiro momento problematizar sobre o desmatamento (explicar o é desmatamento) que é feito para fabricar papéis e que isto pode gerar grandes problemas para nossa vida e para o meio ambiente, e ressaltar a importância de reciclar e reutilizar os papéis já usados.
No quarto momento ressaltar a importância do cuidado com os livros, revistas, cadernos que manuseamos, pois o processo de fabricação é bem complicado.
E por fim, cada criança escolherá um livro da caixa de livros para ler, aplicando o exercício de manuseio do livro com cuidado.
  
Recursos: Notebook, Biblioteca,  vídeo, escovas de dente e creme dental pessoais e livro “E o dente ainda doía” de Ana Terra. 

Duração da(s) atividade(s): 

Acolhida: 13:10 às 13:25. 
Vídeo: 13:25 às 13:40 
Conversa: 13:40 às 14:00
Leitura: 14:00 às 14:30

Avaliação: 

            A avaliação será baseada na participação e no envolvimento das crianças em relação as atividades desenvolvidas. Espera-se a interação das crianças com as outras crianças e com a professora na roda de conversa, e nas atividades propostas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário